O atual secretário do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Pábio Mossoró (MDB), foi convencido pelos moradores de Valparaiso de Goiás de que sua pré-candidatura para deputado federal representava uma missão e não um desejo pessoal. “Sim, quero ser deputado federal como representante do Município de Valparaíso de Goiás e representar com muita honra nosso Estado de Goiás, trabalhar pelos 248 municípios e pelo Brasil. Mas minha missão pessoal é bem menor do que as razões que me fizeram encarar esse projeto. Ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Alfinetou Mossoró.
Em entrevista exclusiva para o site e a TV Entorno Sul na WEB, do grupo DF-Comunicação Ltda., o Secretário do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), anunciou sua pré-candidatura a deputado federal no pleito de 2026. “O que depender do meu esforço, do meu envolvimento, do meu trabalho, irei fazer. Eu sou pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições, afirmou o secretário.
O ex-vereador (2 mandatos), ex-prefeito (2 mandatos), de Valparaíso de Goiás e atual secretário do Entorno, afirmou que para fortalecer sua base eleitoral, fará uma dobradinha no município com a deputada estadual Zelir Fritsche (União Brasil), sua ex-vice-prefeita nos dois mandatos de prefeito. A aliança entre os dois políticos visa unir as forças e ampliar o alcance de suas pré-candidaturas tanto no campo estadual quanto no federal.
A decisão do secretário Pábio Mossoró de ser pré-candidato a deputado federal demonstra sua intenção de ampliar sua base eleitoral no Entorno, promovendo um maior diálogo entre os partidos da base aliada do governador Ronaldo Caiado (UB) e do seu vice Daniel Vilela (MDB).
Para Marcus Vinícius (MDB), prefeito de Valparaíso de Goiás, com a palavra de Pábio Mossoró, afirmando sua pré-candidatura a deputado federal, a cena política da cidade ganha um novo capítulo, com o prefeito declarando apoio irrestrito a candidatura de Pábio Mossoró para deputado federal.
Mais do que um nome competitivo, Pábio Mossoró se apresenta como um elo entre o governo estadual e os municípios do Entorno. Mossoró conhece a realidade dos municípios, fala a linguagem dos prefeitos e compreende os desafios que afetam a população dos municípios do Entorno Sul do Distrito Federal. Sua pré-candidatura, ao que tudo indica, não será apenas uma disputa eleitoral, mas um movimento para reposicionar o Entorno no mapa político do Estado de Goiás.
O grupo político do município de Valparaíso de Goiás já definiu sua chapa para as próximas eleições. O ex-prefeito e atual secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, será o pré-candidato a deputado federal, já a deputada estadual e ex-vice-prefeita, Dra. Zeli disputará sua reeleição de deputada estadual.
A pré-candidatura de Pábio Mossoró coloca um embate direto com a atual deputada federal Lêda Brges, sua principal adversária política no município. Nos bastidores, cogitou-se que Mossoró poderia disputar uma vaga de deputado estadual, o que abriria espaço para um possível racha no grupo. Nesse cenário, a Dra. Zeli poderia migrar para a base de Lêda Borges. No entanto, a articulação política entrou em ação rápida para evitar divisões.
À queima-roupa – Pábio Mossoró – Secretario do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO)
O senhor é cotado para concorrer a uma vaga de deputado federal. Pretende mesmo se candidatar?
Sim. Sou pré-candidato a deputado federal e já tenho até nome para a pré-campanha: “Mossoró do Povão”.
Haverá um embate com o deputado federal Célio Silveira (MDB), que é de Luziânia, mesma região e disputa o mesmo eleitorado do senhor?
Toda eleição envolve uma certa disputa, mas será muito respeitosa e nosso objetivo é fazer dois federais. Hoje, o meu eleitorado abrange além do meio católico os jovens da área da tecnologia devido ao trabalho que temos feito de capacitação profissional e social nas comunidades, no meio empresarial, conselheiros tutelares, corretores de imóveis, a comunidade do Entorno Sul do Distrito Federal, a comunidade nordestina, que são adeptos do nosso projeto, no esporte, no meio cultural e muitos outros segmentos da sociedade.
Qual o papel que os evangélicos vão exercer nas eleições ao governo de Goiás e na sua pré-candidatura?
Um papel fundamental, considerando que o estado tem quase 40% da sua população evangélica.
Qual vai ser a sua bandeira na campanha?
Meu sonho é tornar o Entorno Sul do Distrito Federal numa região que se destaque pela inovação e tecnologia. Com isso, vai gerar emprego e renda para os jovens. A tecnologia muda a vida das pessoas e vou defender essa bandeira, capacitação profissional e políticas públicas que visam melhorar a vida das pessoas. A família, que é a base de tudo.
Texto: Dimas Ferreira – Entorno Sul